Enoturismo em Sinop-MT Enoturismo: Segmento do turismo que combina a apreciação do vinho com a experiência de viagem e exploração de regiões vinícolas. É uma atividade que atrai pessoas interessadas em conhecer mais sobre a produção de vinho, desde a videira até a garrafa, e também em vivenciar a cultura e tradições locais relacionadas ao vinho.
É uma modalidade de viagem que envolve a visita a regiões produtoras de vinho, com o objetivo de conhecer vinícolas, vinhedos e a cultura local ligada à produção vinícola. Essa prática turística oferece aos visitantes a oportunidade de degustar vinhos, participar de atividades como colheitas e conhecer o processo de produção, além de explorar paisagens e a cultura da região.

Atividades do enoturismo:

Visitas a vinícolas
As vinícolas são o foco principal do enoturismo, onde os visitantes podem conhecer o processo de produção do vinho, desde o cultivo das uvas até o engarrafamento.
Degustação de vinhos
As degustações são parte essencial do enoturismo, permitindo aos visitantes experimentar diferentes rótulos e aprender sobre as características de cada vinho.
Passeios pelos vinhedos
Caminhar pelos vinhedos, admirar as paisagens e aprender sobre a viticultura são atividades populares no enoturismo.
Colheitas de uvas
Em algumas regiões, os turistas podem participar da colheita das uvas, vivenciando de perto a produção do vinho.

Produção de uvas e vinhos na região norte de Mato Grosso: Um terroir inusitado:

Contrariando a ideia tradicional de que a produção de uvas e vinhos está restrita às regiões Sul e Sudeste do Brasil, o norte de Mato Grosso começa a despontar como um novo pólo vitivinícola. Apesar de incomum, a cultura do enoturismo começa a ganhar forma em Sinop onde a Família Masiero Empório estabeleceu-se na zona rural do município e tem sido considerado um case de sucesso na cultura da produção de uva in natura e seus derivados como como geleias, vinhos, sucos e doces explorando técnicas específicas de manejo para adaptar as videiras ao clima quente e ao solo local.
O conceito de terroir, que envolve as características únicas do solo, clima e topografia, ganha novos contornos nesta região. O desafio de cultivar uvas em condições tropicais exige irrigação controlada, escolha criteriosa de variedades mais resistentes ao calor, e colheitas fora das épocas tradicionais, criando vinhos com perfis bastante singulares.
Ainda em escala modesta, a produção de uvas e vinhos no Norte mato-grossense é vista tanto como oportunidade econômica quanto como atração turística. Atualmente, em sua vinha, a Família Masiero Empório oferece café colonial, visitas guiadas, degustações e experiências enoturísticas, despertando a curiosidade de consumidores que buscam produtos diferenciados e autênticos.
Assim, a vitivinicultura no Norte de Mato Grosso surge como um exemplo de inovação agrícola, mostrando que, mesmo em regiões antes consideradas inviáveis para o cultivo de uvas, é possível desenvolver um novo e promissor terroir brasileiro.

Vinícolas e Vinhedos em Sinop

Praças em Sinop – Mato Grosso
Ord Vinícola / Vinhedo Localidade/Municipio Visitar / Conhecer
1 Família Masiero Empório Sinop-MT Acessar



Cadastur


Consulte o portal do Cadastur / Ministério do Turismo:

Clicar aqui


#Sinop #Vinhedo #Vinícola #Uva #Enoturismo #CaféColonial #FamíliaMasieroImpório #Vinho


0 comentário

Deixe um comentário

Espaço reservado para avatar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *